Casa Pirâmide

Setor de Mansões Park Way, quadra 18, Brasília, DF, Brasil.

Arquitetura e Construção

Composição piramidal em concreto armado coberto por telhas coloniais, sustentada por vigas inclinadas que brotam do gramado e se projetam para o alto, onde se cruzam numa claraboia no topo da casa, projetando luz no jardim do átrio, ponto de convergência de todos os seus ambientes. Este entroncamento é circundado por uma meia parede de pedras irregulares com trepadeiras, criando um biombo sutil que oferece privacidade aos quartos.

Através das aberturas laterais na claraboia central processa-se a exaustão do ar quente viciado e a sua substituição pelo ar fresco rasteiro vindo de fora, promovendo a sua contínua renovação. Também os banheiros são beneficiados pelo efeito higienizador do sol, que penetra pela transparência da sua claraboia, iluminando o jardim interno e desvendando a relaxante vista do céu.

Os ambientes sociais se abrem às varandas, à churrasqueira, à piscina e aos jardins externos através da transparência da “pele” de vidro do piso ao teto, integrando-os visualmente como um único grande espaço de convívio acolhedor.